Aposentadoria do Brasil, qual é a preocupação?

Segundo o apontamento de várias pesquisas, mais de 52% dos brasileiros se preocupam com a aposentadoria e com as incertezas da aposentadoria no Brasil para os próximos anos!
De acordo com novas pesquisas, existe uma real necessidade de reformulação para a aposentadoria no sentido de sustentabilidade, adaptabilidade e resiliência para o futuro.

Novas regras trazem preocupações

Os brasileiros que estão atentos as novas Leis que são desejadas para entrar em vigor, já andam inquietos faz tempo, isso porque as mudanças no INSS são um dos principais fatores que vão atrapalhar os planos de aposentadorias.
Para você estar bem a par dessas novas regras para a aposentadoria, exemplificarei aqui e mostrarei alguns pontos!

Reforma da previdência

A PEC 287/2016, tem sido nominada como A Preocupante Reforma da Previdência! Ela ainda aguarda aprovação, o grande problema é que mais de 44% da população ainda não está a par dessas atualizações que querem regulamentar!

Atualmente para se aposentar é o seguinte:

• Por tempo de contribuição, 30 anos mulheres e 35 anos homens.
• 65 anos aposentadoria para homens e 60 anos para mulheres, havendo contribuição de 15 anos consecutivos.

E quais seriam as mudanças dessa reforma da aposentadoria?

• Tempo de contribuição de 25 anos para poder se aposentar (podendo receber apenas 70% da média salarial) para receber 100% do salário, a contribuição deverá ter sido por 40 anos.
• Os recebimentos se dariam pelo tempo de contribuição que se daria da seguinte maneira: Com 25 anos de contribuição, a remuneração fica em 70% da média do salário.
• Com 40 anos de contribuição, a remuneração passa a 100% da média de salário, tendo como limite o teto máximo de R$ 5.531,31
• Pensões abaixo do salário mínimo, agora fala… se mal dá para pagar as contas com o atual salário, como pode um idoso suportar menos que isso?
• Fim da paridade aos servidores públicos ativos e inativos – isso significa não ter mais reajustes salariais na mesma data.
• Aposentadoria por tempo de contribuição seria extinta.
• Homens só se aposentariam com 65 anos e mulheres com 62.

Nas regras de transição ficaria o seguinte:


Novas opções de aposentadorias!

Todas essas mudanças têm sido criticadas, tanto pelos trabalhadores e empresários, como pelos especialistas em políticas sociais e em entidades sindicais, visto que serão poucas as pessoas que conseguirão ter um salário adequado para a sobrevivência!

Os resultados dessas reformulações se isso ocorrer serão:
• A maioria das pessoas se aposentarão mais tarde.
• E ganharão menos do que um aposentado recebe hoje.

Por esse motivo que segundo dados – 45% da população já faz investimentos financeiros e adotam planos de previdência privada!
O que você acha de tudo isso?
Você está de acordo com essa nova reforma?
Já sabia que poderia se aposentar bem mais tarde e receber bem menos?
Como você se sente com essas informações?
Eu sou Cláudia Coach Financeira – e posso te ajudar a se preparar, fale comigo agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *